8 de abril de 2013

FIM DA CASTRAÇÃO GRATUITA E DA FISCALIZAÇÃO CONTRA MAUS TRATOS???


Muitos municípios desenvolvem manejo populacional e ações de saúde para os animais de estimação por meio dos serviços de Controle de Zoonozes.  Foram ANOS de construção de uma política ética, socialmente aceita, ambientalmente sustentável.  

O Ministério da Saúde quer ACABAR COM ESSAS AÇÕES!!!

ASSINE A PETIÇÃO!!!  DIVULGUE!!!
TEMOS QUE IMPEDIR ESSE RETROCESSO!!!

ACESSE:
- - - -
LEIA: Proposta do Ministério da Saúde:
- - - -
LEIA: Minuta da Portaria que está em elaboração (atenção para os grifos em amarelo, que afetam diretamente as castrações gratuitas e outras atividades referentes a cães e gatos):
http://pt.scribd.com/doc/134907568/Minuta-Portaria-GTVS-04-2013-20-03-2013
- - - -

Comentários de Angela Caruso, do Quintal de São Francisco (publicados no facebook), esclarecendo alguns pontos e as dúvidas sobre a fonte da informação:

"Angela Caruso - Iridê Sos Felinos, a petição em questão trata de uma perda lamentável. O MS há mais de 4 anos tenta impedir que verbas do SUS sejam utilizadas para controle animal e demais ações de cuidados com os animais. Chegou no gargalo. Estão ditando uma PORTARIA que fará as questões dos cães e gatos se ancorarem em várias outras instituições como: Meio Ambiente (sem verba alguma), Agricultura, Código Nacional de Trânsito, etc... Todo o caminho que trilhamos ao longo dos anos buscando a solidificação das ações para cães e gatos como SAÚDE PÚBLICA e o direito a SAÚDE ÚNICA está indo pelo ralo... Quanto aos convênios na cidade de São Paulo, o Prefeito imprimiu um DECRETO e todos os conveniados (em todos os departamentos) perderão 20% de suas verbas. Os contratos de castração estão inclusos!!!"


"Angela Caruso - Há anos agentes de sáude pública estão lutando para que a questão de cães e gatos como: castração, cuidados, prevenção, não mais se utilizem de verbas do SUS - Saúde Única. Os CCZs, serviços municipais de controle animal, fiscalização de maus tratos etc sejam repassados para outras instituições como: meio ambiente, agricultura, código de trânsito, polícia ambiental etc (organizações sem verbas substanciais). Isso vem prosperando com reuniões fechadas pelo Brasil e uma audiência pública em janeiro em Brasília. O Ministério da Saúde pretende soltar uma portaria se isentando totalmente dos cães e gatos, ficando apenas com controle de doenças, zoonoses, recolhimento de animais para eutanásia. Infelizmente, tudo que se construiu pela saúde pública está indo fora... Se os municípios tiverem $ própria as coisas poderão acontecer, mas cão e gato não serão compromisso das secretarias que mais recebem verbas - SAÚDE - !"

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templatesSEO Web Design Agencyfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesFree Soccer VideosFree Wordpress ThemesFree Web Templates