23 de maio de 2012

COMUNICADO DO PROJETO SOS FELINOS

C O M U N I C A D O




Tenho recebido ligações de pessoas de outras cidades que querem se desfazer de seus animais, na maioria gatos e tb cães.  Soube por uma delas que o nome e telefone do Projeto SOS Felinos foi fornecido por alguém do Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos.  E outras, da Grande São Paulo, comentaram que o nome do projeto está divulgado na internet em alguns sites (não souberam dizer quais) como Abrigo de Animais.  Isso sem contar as diversas ligações de pessoas da nossa região mesmo, que nos conhecem de feiras de adoção e das redes sociais.

Gostaria de esclarecer alguns pontos.

1) Não acolhemos animais, já temos os nossos para sustentar/preparar para adoção/doar, não temos ajuda financeira de nenhum órgão público (muito menos de outra cidade!) que justifique que qualquer um deles indique nosso projeto como opção para acolher animais que eles não podem acolher. Temos alguns poucos colaboradores fixos que nos ajudam mensalmente, cobrindo parte das despesas com os animais do projeto, e inteiramos o que falta com recursos próprios, rifas, vendas de nossos produtos e apadrinhamentos para casos especiais. 

2) Aos sites que divulgam o Projeto SOS Felinos ou a Associação Vigilantes da Vida como Abrigo de Animais, peço a gentileza de retificarem a informação para Lar Temporário para GATOS.

3) Não resgatamos animais pelas ruas, seja gato ou cão. Não temos veículo e muito menos veterinário gratuito! O máximo que podemos fazer é indicar profissionais que trabalham com este tipo de serviço, ficando a contratação e as despesas com o animal por conta de quem contrata.

4) Mesmo na cidade de São Paulo, e na zona onde fica o projeto, Zona Leste, tenho orientado as pessoas que nos procuram a preparar os animais que elas acolhem (tratar/castrar/vacinar/vermifugar) em suas próprias casas, e depois ofereço espaço na nossa feira e ajudo com divulgação para que sejam adotados. Indico veterinários solidários, quando necessário. Indico hotéis que trabalham com hospedagem a preço especial para protetores. Oriento sobre a castração gratuita da Prefeitura. Se não são da Zona Leste, oriento que procurem feiras de adoção em suas próprias regiões para levarem os animais, fazendo contato com os organizadores das feiras. Se a pessoa quer realmente ajudar, pode se empenhar e fazer mais do que simplesmente entregar o animal encontrado para protetores que já estão sobrecarregados.

5) Tenho esclarecido também que doar um saco de ração para um protetor não dá a ninguém o direito de cobrar o acolhimento de um animal encontrado na rua. Isso aconteceu várias vezes na época em que abrimos para visitas ao projeto, e continuou por um bom tempo ainda.  Aliás, nada dá a ninguém o direito de cobrar de um protetor o acolhimento de um animal.  Todo protetor tem seus limites de espaço físico e de recursos. Um animal acolhido implica em despesas de alimentação, veterinário, medicamentos, vacinas... até ser adotado. Quando adulto, sabe-se lá quanto tempo levará até a adoção. O critério para acolher um novo animal depende do protetor, e reclamar/ofender por telefone não muda isso!

6) Emergências e abandonos de gatos na nossa região (e na porta do projeto) são casos à parte.  Quando possível, recolho no projeto, ou então busco lares temporários por aqui mm, dando o suporte necessário. O abandono de animais na porta do projeto foi o principal motivo para descontinuarmos as visitas e a divulgação do nosso endereço.

7) O Projeto SOS Felinos não é um abrigo que acolhe animais. Mas quem trabalha com proteção animal sabe que animais adultos são mais difíceis de doar, às vezes ficam anos aguardando adoção. Com isso, vão envelhecendo e dificultando cada vez mais a adoção. Temos várias gatinhas que foram mamães aqui ou vieram com seus bebês recém-nascidos, filhotes já doados e elas, por serem adultas (ou pretas ou especiais), não tiveram a mm sorte. Mas sempre divulgamos alguns adultos mais jovens (mamães inclusive) e os levamos para feiras, na esperança que alguém se apaixone por eles e os adote. Algumas mamães e adultos conseguiram novos lares em nossas feiras. É a famosa "paixão à primeira vista", que não acontece na divulgação de fotos.

8) O PROJETO SOS FELINOS NÃO ACOLHE CÃES! Todos os nossos espaços são ocupados por gatos.

Pf divulguem essas informações. 
Obrigada!

Abçs,
Iridê
Projeto SOS Felinos
Lar Temporário para GATOS
São Paulo/SP

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templatesSEO Web Design Agencyfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesFree Soccer VideosFree Wordpress ThemesFree Web Templates