18 de outubro de 2011

TRAIÇOEIROS??? E a saga continua...

Em 14/10, o jornalista Erich Vallin Vicente, do jornal on line A Tribuna, surgiu em defesa do padre... Em matéria entitulada "A 'crimideia' do Padre Marcelo Rossi", discorreu sobre pensamentos, citações, enfim, tentando justificar o injustificável. 

Aliás, percebo que as pessoas que defendem a atitude do padre (já apareceram algumas) não entenderam o motivo da reação do movimento de proteção animal. Claro que todos tem direito de não gostar de um animal, de ter preconceito contra esse animal.  O que uma pessoa pública não tem, como formadora de opinião, é o direito de expor seu preconceito pessoal de forma irresponsável a um público que poderá levar "ao pé da letra" suas palavras. Nesse caso é ainda pior!  Ele, como padre, deveria ser cuidadoso com suas palavras por ser representante de uma igreja! Que tem Deus como criador de todas as formas de vida!

Quem quiser ler o que ele escreveu, acesse o link abaixo. Nem vou copiar aqui, pois o que me "lavou a alma" foram as respostas que ele recebeu.
O link do jornal A Tribuna:


No dia 17/10, Gilberto Pinheiro encaminha seus comentários ao jornalista,  copiando aqueles que o haviam alertado para a matéria.  E estes repassaram o e-mail em listas de proteção animal.  Lavamos a alma, com certeza!  Parabéns, Gilberto Pinheiro! De forma clara e objetiva você colocou as palavras que temos engasgadas desde o dia da missa!



From: pinheiro.gilberto@bol.com.br 
Sent: segunda-feira, 17 de outubro de 2011 15:03
To: erich@tribunatp.com.br
Subject: A/c jornalista ERICH


Prezado jornalista Erich,

Alertado por amigos defensores dos animais, certifiquei-me de sua matéria publicada no jornal  TRIBUNA, referente ao padre Marcello Rossi que, por infeliz momento, afirmou serem os gatos ...traiçoeiros.
O senhor mostrou certa indignação, em relação à postura e manifestação de alguns defensores dos animais.

Prezado colega (também sou jornalista), primeiramente, peço-lhe licença para tecer alguns comentários que considero esclarecedores e oportunos.  Existe uma máxima que diz: "Quanto mais lhe for dado, mais lhe será ...cobrado".

Esse axioma reflete e exige, acima de tudo, responsabilidade de quem detém poder ou notoriedade.
O padre Marcello é um sacerdote de grande expressão no meio católico, portanto, suas palavras reverberam, o que exige policiamento de suas próprias palavras e pensamentos,  para não ser injusto e faltar com a verdade.
Todos nós cometemos erros, equívocos e uma das maiores virtudes humanas é saber desculpar-se quando há erro, pedindo desculpas a quem se sente   ofendido.

O padre Marcello equivocou-se em afirmar que os gatos são..."traiçoeiros". Ora, cometeu dois erros primários. 

Primeiro, que o gato não é traiçoeiro; traiçoeiros são alguns humanos que ofendem, mutilam esperanças, traindo a confiança de amigos com atitudes muitas vezes incompatíveis com a civilidade e respeito ao próximo.

Segundo, ele pode não gostar de gatos mas não tem o direito de manifestar-se na forma agressiva, pregando intolerância contra os felinos, afinal, um sacerdote cristão não tem essa postura ignara.
Lembrou, certamente, a mácula da Inquisição de outrora, quando algumas pessoas que gostavam de animais, em especial, gatos, eram queimadas em fogueiras, consideradas ...bruxas ou bruxos.

O padre Marcello parece não ter o que fazer. Há pouco tempo, criticou publicamente o Padre Fábio de Mello; também, há pouco mais de dois meses, esteve em programa televisivo, mostrando-se como  um "mestre de cozinha", ensinando a preparar um prato "saboroso", no caso, carne de ovelha.
O Padre esqueceu ou não sabe que Jesus era ...vegetariano, assim como seus contemporâneos os Essênios.

Se o seu objetivo é criticar, deveria esquecer os animais, já tão sacrificados em rituais religiosos de Magia Negra e alguns terreiros de Candomblé?
Por que o Padre não critica os maus sacerdotes, acusados e noticiados na mídia como ...pedófilos????
Por que  o "Santo Padre" não critica os rodeios, praticados em Barretos, famoso por sua tradição, além de maltratar os animais?
Onde está o sacerdote de Cristo que se cala frente às crueldades contra os animais???

É preciso um mínimo de respeito aos animais, pois falando publicamente que não gosta de determinado animal, atrapalha nosso trabalho de proteção e amparo.

Enviarei um e-mail à CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, relatando esse seu mau comportamento, afinal, queira ele ou não, os animais merecem respeito.

Eu, como jornalista e defensor dos animais, entendo que o Padre Marcello deve explicações ao povo, afinal, nós, defensores dos animais trabalhamos intensamente na defesa desses seres, tão desprezados por algumas pessoas, no caso, por um sacerdote que esquece que Jesus nasceu em um estábulo e amava tanto aos humanos quanto aos animais.

Solicitarei também à direção desse jornal o direito de resposta à sua matéria, solicitando a publicação deste e-mail no espaço ocupado pelo colega.

Cordialmente,

GILBERTO PINHEIRO
  jornalista, músico,
defensor dos animais
   Rio de Janeiro/RJ


E no próprio dia 14/10, a protetora Luiza Pinheiro enviou seus comentários para o jornal. Recebi ontem, e lavei a alma "ao quadrado" com as 2 respostas.  Parabéns, Luiza!  Adorei o final do seu texto...


From: Luiza Pinheiro [mailto:luizapin@gmail.com]
Sent: sexta-feira, 14 de outubro de 2011 17:21
To:
tribuna@tribunatp.com.br
Subject: Marcelo Rossi x Gatos - resposta ao jornalista

SOBRE DIFERENÇAS


Erich Vallim Vicente, 

Não gostar de gatos é um direito, como não gostar de quiabo ou sorvete de chocolate.


Já afirmar que gatos são traiçoeiros, é uma afirmação falsa, como afirmar que mulheres são bruxas ou gays são a encarnação do diabo.



Fazer uso de sua posição pública para fazer uma afirmação erradamente preconceituosa é como um político afirmar que a Amazônia atrapalha o progresso do país. 


São estas as diferenças que, postas em exemplos óbvios, passaram despercebidas a você, Erich.



Acima disto, já que os políticos andam tão desacreditados, a figura pública que se investe de "mentor", de "guia espiritual", de "propagador da palavra de Deus na Terra", comete um erro ainda maior, proporcional à sua envergadura na sociedade.



Vejo claramente, Erich, que a causa animal não está na sua preferência. Mas troquemos os objetos em questão e afirmemos que os jornalistas são terroristas, e você verá quantas pessoas não gostam de jornalistas e não se importarão se sua classe profissional foi discriminada, se sofreu prejuízos irreversíveis, se foi perseguida, mutilada, presa, torturada.



Este é o peso de uma falsa afirmação, Erich.


Cabe à sociedade chamar a atenção destes "líderes", para que sua postura ética se mantenha acima de deslizes como estes. 


Foi o exemplo que deu a Proteção Animal.



Espero que esta lição tenha sido fácil para você aprender. Pode utilizá-la em proveito próprio.



Luiza Pinheiro


Protetora Animal


Gestora Ambiental


Cidadã Brasileira


Moradora do Planeta Terra, onde PODEM conviver em melhor harmonia todas as espécies, inclusive jornalistas indiferentes



Atualizando! 
Em 18/10, 00:30:00 - nova publicação do jornalista Erich, a tréplica às manifestações recebidas: 

"A Diferença entre Debater e Incriminar"

Publiquei comentários, não sei se vai aprovar ou não (são moderados).

O link para esta publicação no jornal on line A Tribuna:
http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=10458

=================================================
Publiquei um comentário, estava aprovado, mas agora já sumiu...
copio abaixo. Daqui ele não vai sumir, certo?


Percebo que as pessoas que defendem a atitude do padre não entenderam o motivo da reação do movimento de proteção animal. Claro que todos tem direito de não gostar de um animal, de ter preconceito contra esse animal.  O que uma pessoa pública não tem, como formadora de opinião, é o direito de expor seu preconceito pessoal de forma irresponsável a um público que poderá levar "ao pé da letra" suas palavras. Segundo divulgação, foram aproximadamente 15.000 pessoas na missa do dia 01 de Outubro. E foi televisionada.  Aliás, era a Missa dos Animais!  Nesse caso é ainda pior!  Ele, como padre, deveria ser cuidadoso com suas palavras por ser representante de uma igreja! Que tem Deus como criador de todas as formas de vida!  Esse tipo de preconceito não pode ser externado dessa forma, publicamente, e usando uma batina - estava representando a Igreja naquela hora!  E a Igreja não acha que gatos são traiçoeiros (aliás, o Papa é gateiro desde a infância, e há gatos vivendo no Vaticano!).  A época da inquisição já passou faz tempo, se um ou outro padre ainda tem essa visão retrógrada, que guarde prá si!  O que o padre prestou foi um des-serviço à proteção animal!  Sabe por que?  Vou relatar dois casos para vc entender o que nós, protetores, passamos qdo acontece um "imbroglio" desses.

Há alguns meses a Rede Globo transmitiu um capítulo da novela das 8 onde a atriz Camila Pitanga, que estava grávida, viu um gatinho sobre um carro e disse para a amiga que não podia tocá-lo, pois estava grávida e era arriscado para seu bebê (toxoplasmose). Esperneamos, divulgamos, pedimos à Rede Globo que, em um outro capítulo, esclarecesse os fatos com base em informações médicas comprovadas. Nesse meio tempo, muitas protetoras receberam zilhões de telefonemas e e-mails de mulheres grávidas querendo se desfazer de seus gatos!  Eu, inclusive.  Quem trabalha com proteção de felinos sabe que não é muito fácil doar um gato adulto.  Tenho certeza que muitas protetoras não puderam ajudar, já estavam com a lotação esgotada.  Você sabe o que aconteceu com esses gatos que não foram retirados dessas mulheres grávidas?  Pois é, nem eu.  Mas imagino. Foram parar em algum parque ou cemitério, abandonadas por suas "donas". E depois de mais um pouco de pressão, a Rede Globo falou sobre toxoplasmose no programa matinal "Bem Estar". Que obviamente não tem o mesmo público da novela das 8! 

Desde o mês passado, estamos aguardando o posicionamento da Eurofarma para substituir um panfleto divulgado sobre Rinite Alérgica. Na frente do folheto a ser substituído, o gato – belíssimo, por sinal - e em letras bem legíveis: "O alérgeno está aqui, mas você não vê".  No verso, em letrinhas pequenas, os INÚMEROS causadores de rinite alérgica. A foto só tem o gato, mas eles recomendam não ter NENHUM animal de pelo ou pena!
Um dos ítens do verso diz, com a foto de um peixinho: "Evitar animais de pelo e pena. De preferência, animais para crianças alérgicas são peixes e tartarugas.(...)"
Quem tem rinite alérgica sabe que inúmeros são os fatores que desencadeiam as crises, difícil viver longe de todos eles. Mas existem testes que diagnosticam os fatores que causam as crises, que podem ser totalmente diferentes em cada um!  E com certeza a informação da Eurofarma é tendenciosa e preconceituosa... por que não publicaram a foto de um ÁCARO, que tem em qualquer lugar e é um dos principais causadores das crises justamente por isso?
Nesse meio tempo... você tem idéia de quantas pessoas fizeram contato com protetores de animais para descartar seus gatos?? Sem sequer fazer os testes para ver se a pessoa com rinite era alérgica especificamente a pelo de animais??
                                        
Quando acontecem essas coisas, nós, protetores de animais, ficamos revoltados pela falta de responsabilidade, por não pensarem nas conseqüências para os animais.   No caso específico do Padre, como formador de opinião, teremos gatos abandonados com certeza!  E mais: pessoas que levaram “ao pé da letra” a afirmação do Padre, se algum dia cogitaram a possibilidade de adotar um gato, não adotarão mais, pois são “animais traiçoeiros”! Alguns (muitos?) mais preconceituosos dirão que são “seres maléficos”, remontando à época da Inquisição!  Você duvida?  Espere pra ver!

E então eu pergunto:  com base em que o Padre disse que os gatos são traiçoeiros?  Teve alguma experiência pessoal com gatos?  Então, sua fala refletiu uma opinião pessoal, não do padre, como representante da Igreja!  Como padre, eu aceitaria essa fala se ainda estivéssemos na Idade Média! Eu iria pra fogueira, junto com os meus gatos!

Não podemos aceitar qualquer fato que incentive ou preconize discriminação contra qualquer animal.  No caso dos gatos, já sofrem preconceito por informações errôneas e retrógradas que ainda povoam a mente de muitas pessoas.

E respondendo à sua pergunta do texto: Se seria mentira caso o Padre dissesse que gatos são animais sinceros.  Sim, seria mentira, pq cada animal pode ter um comportamento diferente (cães também!).  Gatos que tem dono, convivem com ser humano, não são traiçoeiros.  Mas veja: então, ele mente qdo fala de cães, que tanto adora.  Há pouco tempo, em uma entrevista, ele disse que se um cão vier te atacar, ele não morde se vc olhar pra cima, conversar com Deus... (só pude rir quando ouvi isso...).  Duas semanas depois, ele estava na missa do domingo (televisionada) com um curativo de tapa olho e com o braço todo arranhado e mordido!  Contou: ele tem 3 cães e sua mãe tem mais 3.  Ele foi alimentar os 6 e uma delas, de sua mãe, o atacou na hora da alimentação.  Como?? Mas ele não falou mal de cães, nem disse que são traiçoeiros. Justificou: foi por causa da alimentação. 

É isso. Espero que este longo “pergaminho” tenha esclarecido o motivo da nossa reação.  Só queremos que ele justifique o porquê de ter generalizado dizendo “gatos são traiçoeiros”. Não queremos saber da opinião pessoal dele. Queremos o posicionamento como representante da Igreja, pois disse isso para um incontável número de pessoas vestindo uma batina e rezando a Missa dos Animais. Lamentável contra-senso!

Abçs,
Iridê
Projeto SOS Felinos
pro-pretinhos.blogspot.com



Ilustração: Reprodução/Jornal da Tarde

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website templatesSEO Web Design Agencyfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesFree Soccer VideosFree Wordpress ThemesFree Web Templates